sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Portugal de hoje.

Ontem em conversa com um conhecido ouvi-o dizer que esteve algum tempo emigrado, mas no entanto o desemprego também se faz sentir lá fora e acabou por voltar. Depois disto arranjou emprego numa empresa de construção civil em Portugal, mas outros problemas levaram a que também viesse despedido.

Inscreveu-se numa empresa de trabalho temporário. E num empreendimento público enorme, relativamente próximo de sua casa, arranjou trabalho na sua área. Congratulava-se porque estava a receber muito melhor e porque em princípio tinha trabalho seguro.

Tratando-se de uma empresa de trabalho temporário achei estranho. E perguntei: "mas não há o risco de vir embora por ser precisamente de trabalho temporário?", ao que ele me respondeu, bastante satisfeito: "não não, já nos disseram que pelo menos durante um ano temos trabalho garantido".

Deixou-me a pensar. Uma pessoa que toda a sua vida trabalhou no duro, pagou impostos e se esforçou para dar uma vida digna à família, com o actual estado de coisas já fica feliz por ter um ano de trabalho garantido.

Pobre Portugal aquele em que vivemos.

Saudações Tasqueiras.