terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2010


Quase a acabar 2010, coloco aqui o que aconteceu de mais marcante (na minha opinião) no ano que está quase a passar.

Personalidades de 2010:
- Teixeira dos Santos - perante todos os ataques que Portugal sofreu durante o ano que agora termina, para o bem ou para o mal, o Ministro das Finanças português foi uma figura central. Com uma actuação que tem deixado algo a desejar (veja-se os rankings que têm sido divulgados acerca da percepção internacional do seu trabalho), 'acabou' o ano a negociar um orçamento que nos dificulta a vida e tira dinheiro. Irá começar o próximo ano com a preocupação de arranjar dinheiro para financiar Portugal a taxas de juro moderadamente altas (o que de repente se tornou positivo). Como provavelmente não vai conseguir, 2011 poderá ser o "ano-FMI".

- Julian Assage - Apesar de ser de louvar o facto de ter entrado e roubado documentação que se pensava estar guardada por alguns dos melhores sistemas de segurança do mundo, o que foi divulgado não aparenta ser grande novidade em relação ao que já era do conhecimento geral. Não conseguiu chegar a documentação que talvez pudesse 'mudar' mesmo o mundo, apenas disse aquilo que todos sabiam mas ninguém tinha coragem de referir directamente. Porém justiça tem que ser feita: Julian Assage conseguiu o que ainda não tinha sido conseguido. Espero agora que não apareça morto acidentalmente nem continue a ser acusado por crimes que não se conseguem compreender.

- Carlos Queiroz - ainda hoje não consigo perceber o que se passou neste caso. Na minha óptica, fizemos um Mundial mediano. Podíamos ter feito melhor, mas acabou por não ser tão mau como o pintaram. Na fase de grupos, cumprimos. Passados aos oitavos de final, caímos às mãos (ou aos pés) da Espanha (que viria a ser campeã do mundo) depois de um jogo bem disputado e depois de um golo em fora de jogo. A selecção não encantou, mas cumpriu. Carlos Queiroz acabou por ser o culpado de uma eliminação precoce contra os nossos inimigos de longos anos. Como a sua indemnização era demasiado alta, era preferível arranjar um escândalo para o mandar embora sem um chavo. Correu mal e a polémica acabou por estalar. No final há que lamentar a novela e agradecer a Paulo Bento (de quem nunca tive opinião muito favorável) a nova alma da selecção portuguesa.

Acontecimentos de 2010:
- Crise do euro - não há volta a dar, a crise da moeda única europeia marcou este ano. Depois de um primeiro resgate Grego (num país mentiroso e corrupto), seguiu-se o resgate Irlandês (um país com perspectivas óptimas há algum tempo atrás que acabou por cair devido a banqueiros - sempre eles - e a uma bolha imobiliária que se previa). Portugal e Espanha estão na corda bamba, e provavelmente seremos nós os próximos. Durante este ano, a União Europeia, que pretendia ser uma união de solidariedade e ajuda mútua, acabou por perder a alma. O grande culpado? A Alemanha (na pessoa de Angela Merkel) e o seu cãozinho de estimação: a França. A verdade é que quem ditou as regras foi Merkel, seguida sempre por um Sarkozy sem personalidade e sem força para se impor. Novos capítulos virão, e a grande pergunta é mesmo se o Euro irá sobreviver à crescente pressão. Caso o euro caia, nós cairemos com estrondo muito maior.

- Resgate dos mineiros - num mundo em crise profunda, com alterações climáticas cada vez mais patentes, com miséria constante e problemas graves e variados, o resgate dos mineiros no Chile foi uma óptima notícia e uma óptima novela (no bom sentido, se é que ele existe). Foi um momento em que todo o mundo descobriu que o bem ainda existe e ainda é capaz de se sobrepor ao mal. A lição de sobrevivência e de coragem que os mineiros nos deram, merecem ser recordadas para sempre. Também a lição que o Presidente do Chile (esteve nas minhas contas para Personalidade do Ano) deu ao mundo, merece ser recordada: não olhou a gastos nem olhou a dificuldades técnicas. Disse que iria salvar aqueles homens, e salvou. Há a registar também o facto de a ciência ter tido aqui uma enorme vitória. Para todos aqueles que recusam o investimento em investigação e recusam o avanço, esta foi uma enorme lição. Demonstrou que a técnica por vezes consegue vencer a Natureza em favor do homem.

- Processo Casa Pia - A nível interno foi o acontecimento do ano (ou o acontecimento de muitos anos, que agora terminou), se deixarmos de lado a já tão gasta crise. Depois de anos de investigação, na minha opinião a justiça portuguesa saiu a ganhar com este processo (ao contrário do que pensa o coitado do advogado do Carlos Cruz). Apesar de, tal como todos os processos no nosso país, ter demorado muitos anos, chegou a bom porto mas não sem polémica. Os arguidos condenados alegaram que as alegações não estavam justificadas nem provadas. Carlos Cruz, o mais exposto de todos os acusados, foi também o que mais se tentou revoltar. No entanto a forma como tentava demonstrar a sua inocência nunca convenceu ninguém (ou pelo menos não me convenceu a mim). Ficou a condenação e provavelmente o sentimento de justiça na consciência das vítimas. Inexplicável o facto de depois de lida a sentença, os condenados não terem sido imediatamente presos.


Decidi escolher estas personalidades e estes acontecimentos. No entanto muitas outras coisas aconteceram e muitas outras pessoas se destacaram. Foi ano de Mundial de Futebol, de terramoto no Haiti. Foi também o ano de Mark Zuckerberg e do facebook (até personalidade do ano da 'Times' foi). Outro dos eventos que marcou este ano foi o Temporal na Madeira, uma tragédia como já há muito tempo não acontecia em Portugal.

E pronto, depois de um texto bastante longo acabei a minha retrospectiva acerca do último ano. Outro post talvez ainda venha, mas para o caso de tal não acontecer, desejo um fantástico 2011. Tudo de bom.

Saudações Tasqueiras.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Acabei de ouvir na televisão:

"Este programa teve o patrocínio do Jumbo de Coina."

E portanto não tenho mais nada a acrescentar.

Saudações Tasqueiras.