quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama vs McCain

Depois de meses e meses de luta chegou finalmente ao fim a eleição do sucessor de George W. Bush à frente dos Estados Unidos da América.
Tal como se esperava (e tal como eu próprio também esperava) ganhou Obama.
No seu discurso de vitória, e tal como nos tem habituado ao longo de toda a campanha, Obama transpareceu sinceridade, inteligência e uma presença imensa.
Entre muitas outras declarações que falavam de união, mudança e outras questões referidas largamente por ele em toda a campanha, Obama disse-nos que "O senador McCain é um homem corajoso que lutou pelo nosso país e sofreu muito mais do que podemos imaginar em nome dos ideais deste país".
Por seu lado McCain classificou estas eleições como históricas, reconheceu o orgulho com que todos os afro-americanos vêm esta eleição e disse ainda que agora é necessário conjugar esforços em favor dos EUA.

Muitos dirão que estas declarações não são mais do que protocolo, mas quando eu estava a ver aquelas imagens senti, tanto no candidato democrata como no republicado, que a sua voz e as suas palavras eram verdadeiras e sinceras.
E tal como diz o taxista, McCain sentiu que a mudança proclamada por Obama é realmente necessária. Só que ele próprio, como candidato de sucessão, não a podia eleger como bandeira da sua candidatura.

Para acabar, gostava de referir que o facto de termos pela primeira vez na História um presidente negro à frente dos EUA é um marco muito importante. E a sua cor diferente aliada a toda a mística que Obama transporta, pode de facto dar ao mundo um rumo diferente.

Yes, we can :)

Saudações Tasqueiras.

6 comentários:

Taxi Driver disse...

O Obama é que podia vir cá beber um copo ao tasco para ouvir estas palavras sábias de tasqueiro! ;)
Yes, (I hope) They Can!

Miguel disse...

Foram discursos muito bons. McCain abandonou o tom da campanha e foi realmente sincero. Obama mostrou humildade, inteligência e que sabe que vai ter grandes problemas no futuro. Acredito que será um bom presidente dos EUA.

Alexa disse...

É hoje que deixo o meu comment. O dia em que os americanos mostraram uma inteligência que estava desaparecida há 8 anos. Obama venceu! Yupi! Sinto que o mundo também ganhou!

Hope never dies. Sometimes you need to put it on hold!!!!! :) ;)

jg disse...

O McCain, no discurso de felicitação a Obama, foi um homem de coragem e com tomates.
Quem dera que os nossos politiqueiros aprendessem alguma coisa com estes dois!!!!
Mas, aos nossos, falta-lhes o carácter.
E tomates!!!

Carmita disse...

Em boa hora!!! O mundo já se queixava há muito e pedia mudança!! Acreditar que essa mudança é possível é já meio caminho andado para que aconteça! Yes, WE can!

jorge esteves disse...

Oxalá a maré traga mais do que a Esperança!...

abraço!